terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sinais para Reconhecer a Religião Revelada# 4


Divisão

I – Segundo o grau, o milagre se divide em absoluto ou relativo.

a) O milagre absoluto, ou de primeira ordem, acontece quando sob todas as condições que expusemos.

b) O milagre relativo, ou de segunda ordem, se chama aquele que acontece quando o fato sensível é extraordinário somente porque supera as forças dos homens, mas não aquelas de ser suprassensíveis como os anjos; e é divino pelo menos em sentido lato, porque, se não é operado diretamente por Deus, há a Sua aprovação. Por exemplo, o canto dos anjos na noite de Natal, o fato da levitação de corpos de alguns santos, o caminhar sobre as águas, fatos que podem acontecer também com as forças angélicas gerais, são obra e testemunho divino; pelo qual também eles têm força demonstrativa na Apologética.
Porém para notar é necessária a aprovação formal de Deus, isto é, que operem em conformidade com a vontade expressa de Deus, já que se também os anjos maus operassem coisas impossíveis ao homem, mas possíveis às suas faculdades angelicais, Deus nos dá um modo de descobrir a sua fraude e de conhecer que não há a Sua aprovação de modo que não sejamos induzidos ao erro.

II – Segundo os diversos aspectos com o qual supera as forças criadas, São Tomás (S. T. 1, 195 a.8) divide o milagre em três espécies:
a) Pela substância mesma do fato realizado, isto é, quando o fato em si supera as forças da natureza. Assim a presença de dois corpos no mesmo lugar e espaço é um fato que a natureza criada não pode absolutamente realizar.

b) Pelo sujeito no qual o milagre é realizado. Por exemplo, a ressurreição de um morto, a cura de um cego. A natureza pode produzir a vida e a vista no sentido de que um vivente pode nascer de outro vivente, mas não no sentido de que possa dar de novo a vida a um morto.

c) Pelo modo segundo o qual é realizado o milagre. Por exemplo, a cura instantânea de uma doença que poderia ser curada com longos cuidados.

Alguns teólogos unem esta divisão a outra do próprio São Tomás (De Potentia 6, a 2 ad 3) que fala do milagre contra, acima e fora da natureza.

III – Segundo o campo no qual é operado, o milagre se divide em:

a) Físico quando é operado fora da ordem geral das leis físicas como a multiplicação dos pães, a cura instantânea dos enfermos, a incolumidade dos três jovens jogados na fornalha de fogo, etc.

b) Intelectual quando a cognição de uma coisa é dada fora das leis gerais do conhecimento. Por exemplo, a profecia, que prediz coisas futuras dependentes da vontade livre, o conhecimento dos segredos do coração, uma ciência infundida, etc.

c) Moral quando uma ação ou uma série de ações são realizadas fora das leis morais gerais de modo a não poder ser atribuídas às forças humanas apenas, sem um auxílio divino especial. Por exemplo: a constância dos mártires, a repentina conversão de um pecador como acontece a São Paulo, a maravilhosa propagação da Igreja Católica, a Sua permanência no mundo não obstante todas as perseguições, etc.
font:www.veritatis.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

parçeiros:

http://jovembuscandojesus.blogspot.com/

site informa:

Diretório de Blogs

Ordem De Batalha Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips