quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sinais para Reconhecer a Religião Revelada# 2



Podemos dividir os critérios ou motivos de credibilidade em duas grandes categorias:

1. Critérios internos, isto é, que surgem da mesma doutrina revelada. Podem ser:

a) Universais como a satisfação maravilhosa que a doutrina dá a todas as aspirações humanas de justiça, de santidade, de felicidade; a utilidade que a doutrina leva aos indivíduos singulares, à família, à sociedade.

b) Individuais como a luz, a serenidade, o conforto, a alegria que a doutrina leva ao indivíduo, como palavra de Deus.

2. Critérios externos, isto é, que não surgem da doutrina revelada, mas são fatos maravilhosos que a acompanham. Podem ser:

a) Intrínsecos à doutrina, como o fato de que esta seja imune a erros, e cheia de belezas, de coerência, de santidade, de verdades sublimes; e

b) Extrínsecos, como a grandeza e a excelência de quem anuncia esta doutrina, os efeitos maravilhosos que produz em quem a escuta, os fatos maravilhosos que acompanham a sua manifestação, como especialmente os milagres e as profecias.

Alguns desses sinais têm força de prova se tomados juntos, enquanto que sozinhos não dariam garantia suficiente. Assim, por exemplo, se alguém pegasse apenas os critérios individuais, adotaria um critério demasiado subjetivo e insuficiente que sozinho mostraria a aspiração e a conveniência de uma Revelação, mas não o fato. Unido, ao contrário, a outros critérios, reforça a prova.
Entretanto outros critérios têm força verdadeiramente provativa como a constatação de que os efeitos produzidos por esta doutrina sejam tais para surpreender o poder de qualquer força humana e para provar a transcendência, isto é, a origem superior. No Cristianismo, por exemplo, se pode deduzir a origem divina da doutrina, dos frutos de virtude e de coragem que soube infundir nos seus seguidores.
Dentre todos esses critérios, os mais eficazes e demonstrativos são dois: o milagre e a profecia. Diz o Concílio Vaticano I que Deus quis unir com os auxílios internos do Espírito Santo os argumentos externos de sua revelação, isto é, dos fatos divinos, e os primeiros de todos os milagres e as profecias que demonstram amplamente a onipotência e a infinita ciência de Deus são os sinais certíssimos da divina revelação e adequados à inteligência de qualquer um (D. B. 1790)
Por isso falamos à parte.
font:www.veritatis.com.br

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