terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Eis o Tempo de Conversão!



Com a Quarta-feira de Cinzas iniciamos o tempo da Quaresma, tempo forte e rico liturgicamente para a Igreja, é com as cinzas que nos lembramos de que viemos, e voltaremos ao pó, Além disso, a liturgia nos convida a vivenciar uma inteira conversão, e para isso, temos um tripé primordial, uma pedagogia divina que nos ajuda a vivê-la: é o jejum, a oração e a esmola.
É nesta chamada de atenção que a Igreja nos deixa como incógnita se realmentesabemos distinguir a nossa fragilidade, do nosso pecado, como também crer naquele que é o nosso Salvador.
Ressoa para nós o apelo que o Senhor nos faz: “Voltai a mim com todo o coração”. E nesse tempo, somos chamados a converter o nosso coração a Deus, conscientes de que não podemos realizar uma conversão sozinhos ou com as nossas próprias forças, porque é Deus que nos converte. Ele nos oferece o seu perdão e convidando-nos a voltar a Ele para que tire nosso coração de Pedra e nos dê um coração novo, purificado do mal que nos oprime.
O nosso mundo tem necessidade de ser convertido por Deus, tem necessidade do seu perdão, do seu amor, tem necessidade de um coração novo e só o teremos escudando a voz do Senhor – e escutar, aqui, significa não somente ouvir sua Palavra, mas pensar nele, contemplá-lo, observar seus modos, sua vida, suas atitudes, seus apelos, apreender seus sentimentos… Somente assim, abertos para o Senhor, poderemos perceber o que ele espera de nós.
Anteriormente falei da pedagogia divina que nos acompanha nesta quaresma, e Jesus, no Evangelho relê essas três obras fundamentais de piedade que estão na lei de Moisés, (jejum, a oração e a esmola).
Façamos assim a nossa penitência e fixemos atentamente o olhar no Sangue de Cristo que foi derramado na Cruz para nossa salvação e compreendamos o quão é precioso. É neste tempo favorável que somos convidados a jejuar e a praticarmos com mais ênfase a oração, que é o diálogo com Deus, assim como os olhos do corpo são iluminados quando recebem a luz, a alma que se eleva para Deus é iluminada por sua luz inefável, a oração é uma atitude exterior que provem do coração, se torna a mediadora entre Deus e os homens.
Iniciando uma nova Quaresma, um novo caminho de renovação espiritual, peçamos ao Senhor a graça da conversão pessoal e comunitária para formarmos assim uma sociedade mais justa deixando-nos iluminar pela Palavra do Senhor e corajosamente enxergarmos, à luz do Cristo, o que deve ser mudado em nós.
“Cantemos a quaresma com um canto de luto, com um canto sem gloria e sem aleluia, um canto sem flores, sem vestes de alegria, um canto que se torna um grito penitente que implora e suplica”, Não nos mascaremos. Levantemo-nos, como o filho pródigo, e digamos: “Vou voltar! Vou dizer: pequei contra o céu e contra ti! Não sou digno!” E que a oração, a esmola e a penitência, sobretudo nos alimentos, sejam sinais externos dessa conversão interior.
ASSIM SEJA!

0 comentários:

Postar um comentário

 

parçeiros:

http://jovembuscandojesus.blogspot.com/

site informa:

Diretório de Blogs

Ordem De Batalha Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips